A maior fábrica do mundo da Honda é aqui no Brasil!

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Provavelmente você já saiba que a Honda é a maior fábrica de motos do Brasil, até aí nenhuma novidade! Agora, você talvez não saiba que a unidade fabril da marca em Manaus é sua maior unidade de produção de motocicletas no mundo e que o tamanho do “exército” de colaboradores ultrapassa as 5.500 pessoas, população que poderia ser atribuída a uma pequena cidade.

O processo produtivo de uma motocicleta envolve muitas fases, uma quantidade enorme de componentes e é bastante complexo. Em muitos casos as fábricas recebem a maioria dos componentes para montar as motocicletas, outros elas produzem dentro do parque fabril, dependendo assim de fornecedores próprios e de terceiros, podendo criar gargalos na produção ou no controle de qualidade. Mesmo com empresas fornecedoras pertencentes à própria marca.

Não é de hoje que o Brasil é importante para a Honda, afinal, já se produziram na planta de Manaus mais de vinte e três milhões de motocicletas, número expressivo em qualquer lugar do mundo. Segundo a fábrica, depois dos investimentos realizados e que ainda vão acontecer (os últimos cheques vão totalizar 500 milhões de reais até 2021), a planta de Manaus, será a mais verticalizada fábrica da marca no mundo, além de ser a maior deles no planeta.

A verticalização nada mais é do que produzir mais componentes internamente, dependendo menos de fornecedores externos, isto permite aumentar a produtividade e flexibilidade na produção e o nível de qualidade dos componentes, agilizando seus processos de produção e, caso necessário, correções e interferências rápidas nos componentes ou equipamentos além, é claro, de reduzir custos de produção e proporcionar menor dependência do dólar, no caso de peças que eram importadas.

Do complexo processo de fabricação das motocicletas a Honda com todo o investimento realizado até hoje (e que continuará até 2021) já produz internamente o chassi (e seus tubos) de vários modelos, boa parte dos componentes do motor, que inclui processos de moldagem, fundição, usinagem, pintura alumínio e montagem (processos que estão sendo integrados no mesmo prédio). Além destes, outros processos importantes também são feitos dentro da planta, como a produção de rodas (de aço e de liga leve), escapamentos, guidões e tanques de combustível, inclusive com a soldagem e pintura, assim como as peças plásticas que vestem as motocicletas.

A preocupação da fábrica japonesa não está somente focada na redução de custos e modernização de seus processos, há também grande preocupação com os funcionários e com o meio ambiente, prova disto são as novas instalações mais arejadas ou climatizadas, pensadas para melhorar a qualidade no ambiente de trabalho para os funcionários. O grande investimento realizado pela Honda também contempla o meio ambiente, nas novas instalações será mais bem aproveitada a luz solar e intensificado o reaproveitamento de água.

A liderança de mercado que a Honda detém, com algo em torno dos 80% das motos vendidas no Brasil, pode sugerir (aos menos informados) acomodação com a situação, engano, a verdade é que a Honda tem investido constantemente para, não só manter a liderança, mas para melhorar seus processos e estar pronta para responder às necessidades do mercado que já a fizeram produzir mais de um milhão de motos ao ano, mas também serve de exemplo para outras fábricas instaladas na zona franca de Manaus (de todos os setores).

 

Ismael Baubeta é editor da Revista Motociclismo no Brasil, já passou pela redação das mais importantes publicações de motocicleta do país trabalhando e aprendendo com os melhores jornalistas/especialistas da área. Motociclista há mais de trinta anos, fez da paixão pelas motocicletas sua profissão. Escreve toda semana para o blog do Salão Duas Rodas 2019.

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