O que é um test ride? Dicas e referências essenciais para a sua experiência
Imagem: Stúdio WTF

Se você visitou o Salão Duas Rodas em 2019, certamente vai se lembrar do que é um test ride. E se não for o caso, a gente te explica: a princípio, o test ride é uma prática de testes em cima de uma motocicleta.

Assim como existe os testes para carros, o test ride se encaixa nessa mesma categoria, só que para motos. Decerto é uma prática bem comum no mercado, e a maioria das concessionárias autorizam dar uma voltinha na sua aquisição antes da compra.

Há até mesmo montadoras que autorizam a prática por meio de agendamento, só para conhecer os modelos a venda ou realizar o sonho de dirigir uma super moto, como foi no caso do Salão Duas Rodas.

Na última edição o evento organizou a maior pista de circuito de test ride já realizada no mundo. Foram mais de 10km de percurso com pistas de asfalto e off road, sendo realizados mais de 15 mil testes durante todos os dias do evento. De fato, foi um dia marcante e que ficou na memória de muitos dos visitantes!

Dicas de test ride

Aqui vamos compartilhar com os amantes de testes, dicas essências para seguir nessa realização. Talvez seja a fórmula secreta para sentir da melhor forma a experiência, a moto e a sensação de liberdade que andar numa motocicleta nos propõe.

Não deixe seu entusiasmo atrapalhar o momento

 Embora seja supernormal sentir ansiedade e euforia, essas reações podem atrapalhar diretamente na experiência. Então antes de tudo, respire fundo! Aí depois você pode tocar na sua futura aquisição.

Dê atenção ao motor

Certamente é um detalhe de importância e pode ser uma dica mais fácil se você já pilota. No entanto, se restar dúvidas, leve alguém que já anda em uma motocicleta e peça ajuda antes de subir na moto. Neste momento, apure seus ouvidos e observe a relação de troca das marchas e as variações da aceleração. Se preferir, dê uma volta com um acompanhante de ouvidos acirrados e treinados.

Observe o contorno do banco

Esse é tão importante quanto os demais! Afinal, não queremos uma experiência negativa com o acento, não é mesmo? Imagina uma viagem de horas em um banco duro e torto? Sem condições.

Neste caso, a sugestão é observar a camada de espuma do local, sua posição ao sentar e os possíveis incômodos enquanto faz o teste.

Cuidado na escolha de uma moto alta demais, ou baixa demais

É comum ver pessoas muito altas em motos menores. Principalmente se você mora em cidade grande…, no entanto, essa de longe é uma boa prática e não aconselhamos esse formato. O motivo vai além da posição da sua coluna, mas se refere diretamente à segurança. O mercado hoje oferece motos com pegadas muito distintas umas das outras, então se antes os modelos continham uma distância de 17 cm do chão, hoje as motocicletas são totalmente diferentes. A melhor forma de conhecer isso é por meio do test ride.

Por falar em segurança, atenção ao freio

Não adianta nada ter a altura ideal, um banco perfeito, os ruídos sonoros lindos e eletrizantes, mas um freio extremamente duro ou barulhento.

Sua experiência se torna especial se você se atenta a detalhes como esse, vai por mim!
Tente utilizar desse meio em uma rua mais tranquila no momento de seu test ride. Se for uma trilha específica, melhor ainda, você não terá desculpas para evitar avaliar o desempenho desse sistema.

Outros meios de atenção necessários

Se divertir também está dentro das dicas. Porém, a segurança em primeiro lugar sempre! As motocicletas são especiais demais, sabemos, mas o seu cuidado na hora de dirigir uma precisa ser mais especial ainda, e isso inclui testes de desempenho tanto na aceleração, quanto na troca de marchas e redução, na subida ou descida e até mesmo em uma reta. Observar o guidão e seu formato também é essencial, sem contar a ergonomia da moto e sua comodidade.

Locais que possibilitam a prática de test ride

Por fim, é claro que não poderia faltar a divulgação de algumas montadoras que disponibilizam a prática de test ride.

Se vai realizar seu sonho de adquirir uma moto nova, mas está em dúvida de qual escolha fazer: vamos de test ride. Ou mesmo se quiser apenas matar a curiosidade e também realizar o sonho de dirigir uma possante, vamos, claro, de mais testes.

Além da prática ser segura e geralmente existir o acompanhamento de um profissional técnico, a ação te dá um overview maneiro de como conduzir um veículo de duas rodas, qual modelo cabe melhor ao seu perfil e tamanho, os detalhes mais importantes como vigor da aceleração, eficiência da frenagem, uso da embreagem e muito mais!

Mas indo ao que interessa, seguem alguns locais que realizam de test ride:

Test Ride Harley Davidson

BMW Experience

Test Ride Yamaha

Triumph

Test Ride KTM

Em alguns casos, como a Honda, o agendamento funciona pelo site: www.honda.com.br, basta acessar, clicar na sua moto de preferência e agendar o test ride. Agora, se sentiu falta de mais alguma, entre em contato com a concessionária mais próxima da sua região e arrisque agendamento via telefone.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que na sua próxima visita a um test ride, além da diversão, você se atente ainda mais aos detalhes da sua próxima moto!

E não se esqueça: se beber, não dirija.  

Facebook Comments