O que é necessário para realizar uma customização de motos? Confira na entrevista com Ricardo Medrano

0
166
O que é necessário para realizar uma customização de motos? Confira na entrevista com Ricardo Medrano
Foto: Studio WTF - Salão Duas Rodas 2019

Inicialmente, você sabia que no universo duas rodas, a customização de motos está entre uma das maiores culturas de tendências para os fanáticos por motocicletas? Isso mesmo. Parece que não, mas só quem convive com grupos de pilotos sabe que em sua maioria, suas motos são customizadas.

No entanto, nem sempre é tarefa fácil iniciar um processo de customização. Até mesmo porque, é importante procurar por locais confiáveis, respeitando as leis e tendo criatividade o suficiente para transformar sua possante em uma motocicleta animal!

Pensando nisso, o Salão Duas Rodas confidenciou esse assunto com exclusividade aqui no canal. Tudo isso, claro, com a ajuda do nosso especialista e CEO da Johnnie Wash, Ricardo Medrano.

A princípio, a construção de motos para o Ricardo era só um hobbie, ao qual com muita persistência e paixão, virou um prêmio a partir do “Desafio da Customização”, promovido pela BMW. Sua participação rendeu o 1º e o 3º lugar, sendo duas motos contempladas em 2015, no início da carreira como dono da Johnnie Wash.

Foto: Motonline. Antes e depois da BMW R nineT
Foto: Motonline. Antes e depois da BMW R nineT

Hoje, com o slogan “ALL IN ONE PLACE”, o local traz uma referência profissional de criação, customização e entrega, com oficina especializada, mecânica e MUITO estilo. Para Medrano, cada motocicleta é única e entre suas particularidades, existe a de projetar uma moto já com ideias próprias da sua cabeça, de acordo com as especificações do cliente.

“Meu processo de criação é bem dinâmico. Então depende de quem é a pessoa e o estilo dela, as quais geralmente me permitem autonomia para atuar como quero. De início coleto as informações com o cliente e desde então tenho o dom de imaginar a moto pronta, com o rascunho, desenho e ensaio”, completa o customizador.

A fórmula de cada motocicleta customizada

O ideal de uma customização de motos é sua exclusividade. Modelos parecidos, só aqueles criados em série. No entanto, os modelos independentes têm seu charme, de acordo com os princípios de cada piloto.

Para Medrano, não existe uma fórmula de amor específica, pois cada uma possui a sua.

Cuidados necessários para dar início à customização de motos, de acordo com as regras do departamento de trânsito

Além de todos os detalhes imprescindíveis no processo de criação, é necessário que o motociclista também tenha conhecimento sobre as regras que uma moto customizada requer. Ou seja, embora a beleza de uma custom seja prioridade para o apaixonado por duas rodas, é necessário se atentar a detalhes como a ciclística, dirigibilidade e confiabilidade.

Segundo Medrano, questões como segurança, freio, pisca e proteção também devem ser prioridades. Além da atenção a estes pontos, a motocicleta também precisa atender à legislação.

Ou seja, antes de mais nada, observe os padrões exigidos pelo Denatran, uma vez que para instalação de acessórios e modificações de motor, você precisa ter a regulamentação do órgão; e conferir as autorizações liberadas pelo Detran. Um ponto importante é também sempre averiguar se as oficinas procuradas são credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Tenha em mente que, além disso, o chassi, escapamento, farol, seta, lanterna, luz de freio e outros itens não podem ser modificados ou retirados. Ao demais, há a possibilidade de customização da moto, sempre conferindo a legislação e aprovação dos departamentos responsáveis.

Respondendo os seguidores do Salão Duas Rodas sobre customização de motos

No começo deste mês, no instagram do SDR, foi disponibilizada uma caixa de perguntas querendo saber quais as principais dúvidas dos seguidores sobre customização de motos. Dentre elas, quatro foram mais questionadas e pedimos a ajuda do profissional Medrano para respondê-las. Segue o fio:

Por @lourenco.heliton: “Placa lateral, pode?”

A princípio, a lei informa que é necessário a placa estar na parte de trás e visível. Dessa maneira, será necessário um laudo fotográfico, por exemplo, para testar a visibilidade. De certa forma é subjetivo, pois não existe uma legislação especifica.

Por @emerson_gomes_de_souza: “Moto custom é isenta de taxa de alterações?”

Não existe taxa. O que será preciso é apenas fazer novamente o documento da moto e emitir a nota fiscal, com a autorização do DETRAN. Isto também conta com característica de alterações visuais, a descrição das alterações realizadas pelo número de CHASSI, e detalhes do documento.

Por @leozro: “Curioso sobre a pintura camaleão”. O que seria a pintura camaleão e como fazer uma na customização de motos?

R: Na realidade, pintura camaleão é um pigmento, ou seja, uma tinta específica que é foto refletiva. Assim sendo, dependendo do ângulo que você olha e bate a luz, você vê o carro de uma determinada cor. Este é o tradicional camaleão.

Mas existe outros tipos que dentro da moto ou do carro, você aciona um sistema de luz interno elétrico, que você muda a cor como se fosse um chaveiro, e aqui no Brasil não encontrei nenhum carro específico que existisse isso. Eu mesmo, fiz apenas alguns modelos, mas não com toda a moto com a característica, são só alguns pontos.

Neste caso, indico a pigmentação para motos mais esportivas.

Por @chistofermorelli: “Quais são as regras para troca de motor da moto?”

Inicialmente a nota fiscal com procedência da moto. Neste caso, é necessário levar a motocicleta a uma mecânica credenciada, realizar a troca do motor e a troca do documento com vistoria e mais uma série de coisas.

Atente-se também ao aumento de cilindrada, torque e torção. Estes são pontos de atenção que precisam ser estudados e analisados, pois podem ser perigosos se mal feitos.

Se é uma melhora de motos, existem outras ferramentas mais adequadas para realização, com preparação do motor, chipar, criar mais força para o motor, enfim.

Por fim, sabemos que a realização do sonho de ter uma moto customizada envolve uma série de coisas, mas nada define a satisfação de ter um modelinho lifestyle pronto, completo e incrivelmente bonito, não é mesmo?Agradecemos ao Ricardo Medrano pela sua participação e por nos fornecer informações impecáveis sobre customização de motos!

E você, tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar a sua moto customizada? Manda para a gente lá nas redes sociais do Salão Duas Rodas e apareça em nossos canais oficiais!

Facebook Comments